Choppapo-Belém – Abril de 2012

Publicado por em abr 1, 2012 em Choppapos em Belém | 2 comments

Chopapo em Belém

Cenefistas se encontram

No mês de Abril recebemos a visita de Paulo Machado Pinto de Souza. Meu caro e querido amigo está com uma obra de engenharia de revestimentos e proteção radiológica, em Belém.

Ele me deu o prazer de sua visita, o que muito me satisfez, acompanhado de Kátia sua mulher e companheira e amiga do CNF, em todas as circunstâncias. Vez por outra vejo Kátia falando para o meu amigo Paulinho, fazendo voz de mãe para filho: se você se comportar direitinho em vou deixar você brincar com seus amiguinhos do CNF. E lá vamos nós nas nossas brincadeiras que consistem, justamente, em falar um pouco do presente, alegrias e tristezas, recordar e contar causos de nossa juventude no Colégio Nova Friburgo.

Ultimamente, temos lamentado muito o estrago que houve em Nova Friburgo e que afetou grandemente o campus do CNF. Isso tem nos entristecido muito!

Na reunião do Paulo conseguimos reunir cinco cenefistas: no primeiro dia estivemos presentes: Eu, meu irmão Paulo Chermont, Rui Seligman e Paulo Souza. Ficamos algum tempo em casa e em seguida fomos para um restaurante logo do outro lado da rua. Foi tudo bom!

Na semana seguinte recebemos Clóvis Cavalcanti que veio até Belém para um encontro de Economia do Meio Ambiente no Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da Universidade Federal do Pará – UFPA.

Na nossa conversa, Clóvis me falou que foi convocado para uma reunião, no Rio, para discussão sobre o futuro do parque Simões Lopes.

Tomara que tenhamos lucidez para que nossas instalações não fiquem abandonadas. Tomara que tenhamos inteligência de liderar movimento em favor da recuperação daquele ambiente tão bonito e que constitui um orgulho para nós por lá ter passado.

Recordo que meu primeiro dia no colégio em fiquei perplexo com a beleza do local. Escrevi um texto, que revela meu encantamento pelo ambiente do colégio, quando das reuniões da Associação CNF: Chegando a Friburgo, ficamos hospedados no elegante Hotel Sans-Souci. No dia seguinte, fomos conhecer o colégio. No meu caso, eu tinha vencido a distância de um continente para chegar ali. Fiquei boquiaberto coma beleza do lugar. Eu via pela primeira vez aquelas montanhas, que iriam fazer parte e emoldurar tantos anos de minha vida. Impressionou-me o conjunto de prédios: o ginásio (num estilo belíssimo, europeu), o científico, o ginásio de esportes, a escolinha, as casas dos professores, os caminhos de pedra entre os bosques, etc. Tudo bonito, harmonioso. Eu estava acostumado com a planície, com a beira dos rios e igarapés. Para mim, tudo aquilo era novo, diferente. Foi uma visão inesquecível.

Tirei algumas votos pensando em mandar tal como se faz no Rio e em São Paulo e dizer que a presença foi grande. Estava em Belém o Roberto Malheiros justamente quando da presença de Clóvis. Telefonei e não consegui que ele viesse a reunião, pois, justificou, que estava dando aula no curso MBA da FVG em uma faculdade e, no horário que reunimos, seria impossível ele aqui estar. Se o caro Malheiros estivesse presente acho que o número de presentes seria maior do que o chopapo de São Paulo, para desencanto do Silvério Ortiz.

Afonso Brito Chermont

CNF 1958/64

Maio de 2012

 

  • Bicudo 5561

    Fala Chermontzinho! Creio que seu irmão seja o que está no sofá na primeira foto? Correto?
    Veja se consegue convencê-lo a comparecer ao Encontro em 7 de setembro.
    Não sei quem é o que está de camisa branca na segunda foto entre Paulinho e seu irmão.
    Fifico, Macaco e eu, já combinamos nossa ida.
    Estou reescrevendo, pois não sei se a msg seguiu, pois não sou muito afeto a uso de blogs e redes sociais. Espero não ter cometido nenhum erro.
    Vc conseguiu bater o números de reuniões e de participantes em relação à Bsb, pois aqui só houve uma meia-dúzia de 4 ou 5 reuniões e com apenas 4 participantes, exceto uma que foi realizada há umas 3 décadas. E olha que aqui havia cerca de 35 a 40 ex-alunos.Alguns já penduraram as chuteiras e mudaram para outras plagas.
    Até breve. Aquele abraço!!! (70 anos de Gilberto Gil).
    Bicudo 5561 – codinome “José Carlos Coutinho”

    “Firme e forte como o Pão de Açúcar”

  • Marcelo de Aquino Gazineu

    Grande Chermont,
    Saudades, meu amigo.
    Apesar de sermos companheiros somente em 64, vi você na foto e evidentemente guardados os pequenos caminhos da vida em nossa pele, momentos alegres ou difíceis, felizes ou tristes, que nos creditam a vivência que nos foi permitida, e a vida que nos dá a oportunidade de permutarmos essa experiência, que só quem viveu possui, e identifiquei o galã da época com mesmo jeitão de sempre .(risos)
    parabéns pelo enconmtro que vem realizando aí no norte de nosso “continente”, onde espero poder visitá-lo assim que possível,pois no ano passado não foi possível encontrá-lo em Friburgo.
    Receba Forte Abraço Amigo,
    Marcelo de Aquino Gazineu
    64/65 , turma de Campos-RJ

    P.S. – Ano passado perdemos nosso amigo Bestial em Teresópolis, e por coincidência a filha dele namora um primo de minha mulher, que me falou dele quando nos reunimos na Fazenda da Conceição que fica entre Itaperuna e Natividade, do RJ .


Warning: unlink(./.ips1.txt): Permission denied in D:\home\gnfcnf.org.br\wwwroot\wordpress\wp-content\themes\_Modest\footer.php on line 2